Buscar
  • Eng. Cátia Patrícia de Faria Martins

Indústria 4.0 – Digitalização da Realidade

Ao longo da história, a humanidade vem passando por diversas revoluções. Mecanização movida por força motriz a base de vapor, linhas de montagem com produção em massa agilizadas pela eletricidade, informática e automatização das máquinas. A indústria foi crescendo e adquirindo cada vez mais conhecimento ao longo os anos, até hoje estarmos inseridos na abordagem que denominamos Indústria 4.0.


O conceito de Indústria 4.0, a quarta Revolução Industrial, abrange as inovações tecnológicas presentes nos campos de automação, controle e tecnologia da informação que são aplicados aos processos de manufatura.


Na atualidade é praticamente impossível imaginar a vida com as atividades diárias sem a digitalização da informação. Fato que foi amplamente intensificado pela pandemia que temos vivenciado. Devido a pandemia, a Indústria 4.0 possibilitou a expansão do trabalho remoto, das atividades digitais e o surgimento de novas modalidades de trabalho, permitindo a segurança dos trabalhadores. Com isso, o uso de aplicativos para atividades bancárias, entrega de comida, assinatura de plataformas de séries, filmes e músicas entre tantos outros serviços virtuais apresentaram um crescimento exponencial. E a existência desses aplicativos só é possível graças a robusta coleta de dados dos usuários, protegida por criptografia e analisada e interligada por potentes algoritmos. Ações desenvolvidas pelo Big Data Analytics.


O termo Indústria 4.0 dentro da área industrial remete à “smart manufacturing” ou a produção inteligente. Fábricas inteligentes, digitalização dos processos fabris. Com a sensorização do chão de fábrica é possível extrair dados que posteriormente serão analisados para tomada de decisões. Essas decisões ainda são tomadas por humanos, mas num futuro breve elas serão geradas por Robótica Avançada, sistemas programados por algoritmos para uma análise complexa de uma grande maça de dados, capazes de direcionar cada ação de uma máquina para a obtenção do melhor resultado na linha de produção como um todo. As máquinas serão capazes de se auto avaliar e se auto programar para garantir uma maior eficiência.


Já é algo real a existência de sistemas autônomos que permitem uma comunicação constante e ampla, em tempo real, de todos os processos da cadeia de produção. Essa visualização desde o fornecedor de matéria prima até o cliente final permite com que todas as ações tomadas possam ser decididas previamente e alterada a medida que fatores intermediários apontem a necessidade de novas estratégias para uma maior satisfação do cliente final ou uma otimização na produção, por exemplo.


Esse monitoramento de atividades é algo criado para facilitar cada vez mais a vida do usuário e mostrar a ele o produto que supra sua necessidade. Um exemplo é o monitoramento de um pneu para saber quando ele precisa de manutenção ou ser trocado. O cliente pode receber uma mensagem em seu celular informando que chegou a hora do pneu passar por uma manutenção, evitando assim riscos ao dirigir por uma possível desatenção ao verificar o estado do pneu.


A Industria 4.0 mostra o poder da tecnologia e sua fácil implementação nas atividades desenvolvidas pela sociedade, ela impulsiona não somente a venda de produtos e sim a venda de serviços, por meio da grande conexão que pode existir ao longo da cadeia produtiva.


Na Aleph, as tecnologias da Indústria 4.0 estão presentes em áreas como:

  • Manufatura Digital onde oferecemos serviços nas áreas de simulação e análise 3D de componentes e máquinas industriais;

  • Manufatura Aditiva, uma vez que possuímos ferramentas capazes de desenvolver desenhos que posteriormente serão usados para a impressão de peças 3D

  • Sistema de Simulação onde utilizamos um conjunto de técnicas e ferramentas computadorizadas robustas para recriar no ambiente virtual sistemas reais que possam ser analisados; entre outras.


Em qual(is) área(s) da sua empresa a Aleph pode implementar um uso maior das ferramentas da Indústria 4.0? Vamos conversar e descobrir?



#SimulaçãoComputacional #Engenharia #Indústria4.0 #Aleph #Simulação #Análise3D

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo