Buscar
  • Ph.D. Germán Enrique Niño Del Río

Por que o conceito de Integridade Estrutural é importante no desenvolvimento de produtos?

Na constante evolução da Indústria e no desenvolvimento de produtos e aplicações que estão sujeitos a cargas e tensões, é imprescindível a aplicação do conceito de Integridade Estrutural. Este conceito é considerado como o conjunto e abordagem de diferentes metodologias que permitem uma avaliação objetiva do desempenho estrutural, bem como a determinação de possíveis falhas, garantindo a segurança das pessoas e da infraestrutura onde estão operando.


Entre as diferentes metodologias abordadas como critérios de avaliação da Integridade Estrutural estão a análise metalográfica, fractografia, engenharia reversa, ensaios mecânicos, métodos de inspeção não destrutivos e análise estrutural utilizando Ferramentas Computacionais de Elementos Finitos (FEA), que permitem estabelecer se o comportamento desses produtos e aplicações é seguro para a finalidade que foram concebidos.


Entre as vantagens amplamente denotadas na aplicação do conceito de Integridade Estrutural, estão:


  • Obtenção de melhores projetos e designs de produtos e aplicações, otimizando seu desempenho e vida útil;

  • Redução de custos e tempos no desenvolvimento de produtos e aplicações;

  • Análise das possíveis causas de falhas, bem como a prevenção e visualização de possíveis falhas a nível estrutural nos protótipos anteriores, antes de serem construídos e testados.



#IntegridadeEstrutural #DesenvolvimentoProdutos #EngenhariaReversa #Confiabilidade

233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo